Exposição Paisagem Natural II




PAISAGEM NATURAL

De César Ferreira

 

 

A relação humana com a natureza infelizmente tem sido de afastamento. O crescimento das cidades e da paisagem urbana, seca, fria e concreta distancia nossos corpos do contato com o natural. Passa-se cada vez menos a se observar as belezas naturais à nossa volta, mesmo quando ela luta para aparecer por entre prédios e calçadas. Essa exposição busca transportar os visitantes ao meio natural em um movimento de reconexão com a natureza.

 

O ambiente natural é capaz de promover essa reaproximação com o nosso eu mais nu pelo fato de fugir de todas as convenções e facilidades que são criadas para se viver em uma cidade. Na natureza, somos mais uma espécie e talvez seja esse o motivo da necessidade do homem moderno de se cobrir, para se afastar do seu eu animal. Se nas cidades a roupa é pré-requisito para se viver em sociedade, no meio do mato ou em uma cachoeira somos muito mais originais e livres: nosso corpo é objeto de criação, ação, individualidade, personalidade e existência.

 

Somos parte desse todo que é o Planeta Terra. As fotos escolhidas para a exposição buscam integrar o ser humano moderno na paisagem natural, com o efeito e sensação de que aqueles corpos sempre pertenceram àquele ambiente. E sim, sempre pertenceram. 

 

A exposição e instalação “Paisagem Natural” está em sua segunda edição com fotos, obras do artista e as belíssimas plantas da coleção pessoal da mãe do artista. As flores foram coletadas das pracinhas da Etapa “E” um dia antes da abertura da exposição e compõem outro aspecto do trabalho do artista: a observação da passagem do tempo.



FICHA TÉCNICA

 Fotos e conceito:

César Ferreira


Produção dos ensaios:

Lucas Souza

 Montagem da Exposição

César Ferreira e Cami Russi

 Modelos:

Henrique Cavalheiro, César Ferreira, Cami Russi, Lucas Souza, Douglas Santos, Josué Orrico, Maia Marques, Yasmin Cavalcante, Samuel Mairon e Douglas Barbosa.

Agradecimentos:

Ao clã Ferreira: Sônia, Wanderlan, Natália, Gustavo, Mariana, Malu e Helô.

Diego Borges

Dry Neres

Academia Valparaisense de Letras

Secretaria de Cultura e Esporte

e tantas outras pessoas que acreditaram e contribuíram para a realização deste projeto.

Este projeto não utilizou recursos públicos em sua realização.

















Comentários